Estive a gastar mais algum tempo a explorar o Destakes e há duas funcionalidades que me tinham escapado nas primeiras utilizações e que me surpreenderam muito positivamente:
O facto de as notícias relacionadas se agruparem, com a mais recente em cima e as outras a aparecerem, mais pequenas, por baixo.
Permitir guardar um feed RSS das pesquisas efectuadas.
O que se segue é pura análise (que é uma forma mais suave de dizer especulação), mas eu diria que, depois do Weblog.com.pt de Paulo Querido, o Destakes e o DoMelhor.net são os mais sérios candidatos a serem comprados por algum “grande” da Web portuguesa.





Não achas que estás a confundir um pouco as coisas?
Isto é, o Weblog.com.pt é uma plataforma de blogs, não (nem de longe) apenas a publicidade que gere dinheiro.
A partir do momento em que alguem comprasse o Destakes para fins lucrativos o mais certo era aparecer alguém a reclamar por utilização alheia de conteúdos.
Em relação ao do melhor, um Digg português com uma terrível aprovação de conteúdos. Metade das notícias que lá entram não interessam a ninguém… não estou a ver aquilo a ser desejado por uma empresa… (mas posso estar enganado…)
Comentário por Claudio Franco — Fevereiro 24, 2006 @ 9:49 am
E que tal o reddit (concorrente do Digg) em português? Acabou de ser lançado esta semana.
http://pt.reddit.com
Comentário por A — Fevereiro 24, 2006 @ 10:57 am
Em boa verdade, o Destake já pode ser visto como tendo objectivos de gerar lucro. Afinal, tem publicidade.
Quando vi o Destake também pensei nas implicações legais, mas, de facto, como me disse o autor, apenas os títulos são colocados no site. A diferença entre isso e fazer links manualmente não é muita…
O Weblog.com.pt é uma implementação de uma plataforma. Vale, creio, pela comunidade de utilizadores e pelo tráfego que gera.
Acho que fenómenos semelhantes podem acontecer com o Destake ou o DoMelhor. Imagino que alguns dos portais portugueses estivessem interessados em serviços do género, tanto pelas possíveis receitas publicitárias, como pela possibilidade de atraírem os utilizadores para outros serviços.
E se esses portais puderem comprar os serviços já com uma base de utilziadores fiéis, melhor.
De qualquer forma, é, como disse, pura especulação.
Não conhecia o pt.reddit, mas não me deixou entusiasmado…
Comentário por João Pedro Pereira — Fevereiro 24, 2006 @ 12:33 pm
Penso que estejas a ver a coisa de uma maneira um pouco errada.
Um coisa é um privado ter um google ads a render uns trocos, outra é uma PTM.com estar a explorar conteúdos de empresas como da rede Clix, XL, entre outros e fazer real-cash dele.
Além do mais, vai um portal comprar/investir em algo que irá linkar conteúdos para websites/serviços da concorrência?
Assim de repente, PTM.com compra e fica com links para sites da Clix, XL? ou mesmo ao contrário?
Não me parece…
Comentário por Claudio Franco — Fevereiro 24, 2006 @ 1:52 pm
É claro que há uma grande diferença entre ter os google ads e explorar a sério.
Eu só digo é que, pelo que se vê “lá fora”, as empresas estão muitas vezes interessadas em comprar comunidades de utilizadores (porque é isso que na maioria das vezes se compra quando se compra um serviço na Web=.
E, no caso do Destakes, há ainda uma vantagem: a tecnologia. O Weblog.com.pt era uma implementação do Movable Type e o DoMelhor é feito com código open source.
Quanto a empresas linkarem para serviços de outras, a CNet News, por exemplo, já o faz. E não creio que perca nada com isso. Mas, de qualquer forma, é bem lembrado.
Por fim, vamos relativizar a minha afirmação: eu disse que eram candidatos a serem comprados, não que as empresas iam andar propriamente a correr atrás deles ou que respectivos criadores iam ficar ricos, caso a hipótese de compra se concretize.
Comentário por João Pedro Pereira — Fevereiro 24, 2006 @ 2:47 pm
“A partir do momento em que alguem comprasse o Destakes para fins lucrativos o mais certo era aparecer alguém a reclamar por utilização alheia de conteúdos.”
Tantos sites que fazem o mesmo e ninguém os chateia… pq não podem. O Google faz pior e ninguém o chateia(para já). Eu não tenho os conteúdos de ninguem. Títulos não são conteúdos nem são copyrighted… a não ser de artigos talvez.
“Assim de repente, PTM.com compra e fica com links para sites da Clix, XL? ou mesmo ao contrário?”
Cláudio, o Sapo já tem pesquisa de notícias e é isso mesmo que tem, links para sites da “concorrência”.
Ah, e João, eu não me acredito que ninguém nos compre. Isto não são os states. :-)
E mais, no caso do domelhor, um portal ia o comprar para quê se amanhã metia um site igual no ar com mais visiantes(pub num portal) ? E pq nao o ouvidizer.com ? Há diferenças ?
No caso do destakes não seria amanhã, mas andaria lá perto.
Comentário por Carlos Jorge Andrade — Fevereiro 24, 2006 @ 3:50 pm
“Isto não são os states.” Nisso tens toda a razão, mas o Weblog.com.pt foi comprado. E era algo que qualquer portal conseguia pôr a funcionar da noite para o dia… As marcas também valem dinheiro.
A diferença entre o OuviDizer e o DoMelhor é a popularidade e a mediatização. E isso é uma mais valia.
Se bem me lembro do que estudei, as publicações têm de facto direitos de autor, durante uns meses, pelos artigos escritos pelos seus jornalistas ou comprados a jornalistas freelance ou outros.
Quem se quiser dar ao trabalho, pode consultar a legislação.
E, na verdade, o Google tem sido chateado. De qualquer forma, não acredito que isso aconteça no caso do Destakes.
Comentário por João Pedro Pereira — Fevereiro 24, 2006 @ 5:27 pm
Carlos sim tens razão quando dizes isso, mas uma coisa é ter pesquisa de conteúdos, outra é na página inicial apenas ter conteúdos do Sapo…
Ainda assim admito, como nunca tinha feito pesquisa mesmo, não sabia que eles indexavam notícias do público.
Comentário por Claudio Franco — Fevereiro 24, 2006 @ 5:46 pm
“Isto não são os states.” Nisso tens toda a razão, mas o Weblog.com.pt foi comprado. E era algo que qualquer portal conseguia pôr a funcionar da noite para o dia… As marcas também valem dinheiro.
Essa da “marca” da-me vontade de rir. Que marca ? E depois sobre a compra já dei a minha opinião. O AEIOU não comprou um sistema de blogs. Ponto. E o tempo irá me dar razão…
A diferença entre o OuviDizer e o DoMelhor é a popularidade e a mediatização. E isso é uma mais valia.
Estás a falar de mediatização em blogs ? :-) Neste momento essa diferença de popularidade não vale a diferença em dinheiro. Se um portal(grande) quiser um site daqueles mete-o no ar amanhã e no dia seguinte tem mais visitantes que eles dois juntos.
Se bem me lembro do que estudei, as publicações têm de facto direitos de autor, durante uns meses, pelos artigos escritos pelos seus jornalistas ou comprados a jornalistas freelance ou outros.
De novo, ninguém está a falar de publicações, está a falar de títulos de notícias. Ninguém foi buscar nem está a trabalhar o conteúdo das notícias.
Comentário por Carlos Jorge Andrade — Fevereiro 24, 2006 @ 11:27 pm
Quando dizia publicações estava a referir-me a jornais, revistas, sites - que cabem na designação genérica de “Publicações”. Os títulos são parte integrante do artigo. Portanto, essas publicações têm os direitos de autor também sobre os títulos.
Mas o Destakes só traz benefícios para os sites e seria completamente desprovida de sentido qualquer acção que prejudicasse o seu funcionamento.
No resto, tendo a concordar contigo… E também nunca disse que o aeiou comprou um sistema de blogs. Acho que comprou utilizadores.
Comentário por João Pedro Pereira — Fevereiro 25, 2006 @ 6:33 pm